SiteLock A importância dos micróbios para o solo vivo da horta e do jardim - Demis Lima

A importância dos micróbios para o solo vivo da horta e do jardim

Texto da professora Ana Primavesi

Erros mais comuns dos agricultores

1- Pensam que toda matéria orgânica deve ser transformada em composto, que nos trópicos, com sua decomposição rápida, não é necessário.

Somente em culturas de hortaliças “protegidas“ (em estufas) com grande rotatividade (até 7 culturas ao ano) o composto é aconselhado.
Palha contribui mais à diversidade de micróbios do que composto, porque necessita de mais processos de decomposição do que o composto, que já é semi-digerido.

2- Tomam COMPOSTO como NPK em forma orgânica, isto é, como alimento para as plantas, razão pela qual a agricultura orgânica somente produz a metade da convencional.

3- Enterram o composto profundamente, igual ao NPK para as raízes encontrarem “adubo” quando descem. Mas composto não é material químico, mas orgânico. E não é alimento para as plantas mas necessita ainda futura decomposição para poder ser absorvido pelas plantas. Abaixo de 15 cm sua decomposição é feita por microrganismos anaeróbios, que produzem substâncias tóxicas para as plantas.

Tem de ficar claro que composto:

  • Não é alimento para as plantas mas deve ser primeiro alimento para os micróbios aeróbios do solo que mobilizam minerais nutritivos que alimentam as plantas. Somente depois de ser completamente decomposto ele libera seus nutrientes como “brinde” para as plantas.
  • Agrega o solo para ficar permeável para o ar e a água
  • Composto enterrado de 15 a 40 cm de profundidade sofre decomposição anaeróbia. Não contribui para a agregação do solo (nem iria adiantar se agregasse o subsolo) mas produz gases tóxicos como metano e gás sulfídrico, dos quais as raízes fogem, ficando superficiais, cheirando a pântano ou a ovos podres, prejudicando seriamente as raízes.
    É a maior razão da produção orgânica baixa

Por isso composto nunca deve ser enterrado mas sempre ficar na camada superficial do solo (onde também o encontramos na natureza (entre 0 a 5 cm superficiais).

Se as raízes das plantas permanecem na camada superficial, dentro do composto, está faltando BORO no solo. Se o solo for arenoso ou argiloso, necessita de 5 até 12 kg/ha de borax ou ácido bórico (um pó branco). Isso tem de ser determinado por experiências com 5, 7, 9 e 12 kg/ha de borax uma vez que uma quantidade alta demais mata as plantas por intoxicação Mas somente com boro as raízes das plantas se desenvolvem bem.

Com suficiente boro no solo e composto na parte superficial do solo a produção orgânica funciona muito melhor do que a convencional.

Normalmente a raiz comunica todos erros ao agricultor, somente necessita ser consultada.

Comentário meu: PQP que texto excelente da Ana Primavesi!

Aprenda ainda mais no site da grande mestra:
www.anamariaprimavesi.com.br

Veja mais dos meus conteúdos e me siga nas redes sociais:

Curso on line de jardinagem: https://demislima.com.br/jardinagemdedoverde

Me siga: https://linktr.ee/demis_botanico

Se você gostou desse conteúdo curta e compartilhe com as pessoas queridas.

Pensando no futuro, cultive desde já: jardins, árvores e amigos, obrigado pela companhia e até o nosso próximo momento no jardim.

Me siga nas redes sociais e fique por dentro em primeira mão de todas as novidades com conteúdos muito ricos sobre o cultivo de jardins, árvores e amigos:

“Pensando no futuro, cultive desde já: JARDINS, ÁRVORES E AMIGOS.”

Para ficar por dentro das novidades em primeira mão:

No youtube:
https://www.youtube.com/demislima?sub_confirmation=1

No facebook:
https://www.facebook.com/Demisbotanico/

Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/332342280565459/

Instagram :
https://www.instagram.com/demis_botanico/

Para cursos, palestras e personal gardener:
contato@demislima.com.br
0xx 15 99119 4881

Veja mais no site : https://demislima.com.br/

Todas as redes sociais: https://linktr.ee/demis_botanico

COMUNICAÇÃO VISUAL E PRODUÇÃO:
André Guilherme
https://linktr.ee/knowmad.br

SiteLock