DIVERSIDADE DE ESPÉCIES
O jardim pode ser um microcosmo, um local onde o você ao jardinar, exercita essa função co-criadora. Jardinar é cuidar. Se você puder colocar maior diversidade de espécies no seu jardim, isso será riqueza para você e para as espécies que por ali passarem.
DIVERSIDADE DE CORES
Jardim preciso de cores, há diversas espécies com tons diferentes de verde. É preciso ir além, é preciso colocar mais cores, folhagens de diferentes cores, espécies de flores com diversas cores e frutos coloridos.
DIVERSIDADE DE CHEIROS
Todas as espécies vegetais apresentam algum odor, alguns mais acentuados, outros menos marcantes. Partes diferentes das plantas apresentam odores singulares, se souber brincar com isso, seu jardim lhe proporcionará odores diferentes ao longo do dia, dos meses e das estações.
DIVERSIDADE DE SABORES
Na minha concepção de jardim comestível penso que seja possível possível produzir, raízes, folhas, flores, frutos e sementes comestíveis. É preciso experimentar espécies que lhe agradem ao paladar. Cada ser humano é único em termos de gostos, assim sendo, visite jardins com temperos, ervas e condimentos, estude sobre flores comestíveis, sobre a diversidade de frutas nativas e exóticas, e plante todas as sementes /caroços em vasos e vá saboreando: o doce, o salgado, o amargo, o picante e o azedo.
DIVERSIDADE DE SONS
Jardim bonito tem som de fontes com água correndo, com pássaros cantando, com insetos passeando, folhas ao vento. Jardim com diversidade de sons têm sinos dos ventos, som da chuvas, passos nas pedrinhas durante a caminhada. Têm folhas secas se quebrando com a passagem das pessoas. Jardim bonito tem o som do silêncio, quando passam os anjos.
DIVERSIDADE DE FORMAS
Existem 390.900 espécies diferentes de plantas, que você pode usar no seu jardim, com grande diversidade de formas de troncos, folhas, flores, frutos e sementes. Saber combinar essa diversidade é que me desafia todo dia, seja no meu jardim, seja quando me consultam. Sempre digo escolha espécies que te chamem, ou que você tenha alguma ligação emocional, o que goste do desenho.
DIVERSIDADE DE INTERAÇÕES ENTRE A FLORA E A FAUNA
Eu sempre plantei pensando na fauna, desde a micro-fauna do solo, pequenos mamíferos como os morcegos comedores de pólen, os comedores de frutos, e nos meus queridos e barulhentos pássaros. A interação entre flora e fauna sempre me atraiu demais. Plantar pensando nos bichos é um ato de generosidade com as outras espécies que são nossas companheiras de evolução, elas têm fome, sede, necessidade de abrigo e as vezes apenas de um oásis para dar uma pausa, no meio das cidades cada vez mais cinzentas, pobres em diversidade e tristes.
PENSANDO NO FUTURO, CULTIVE DESDE JÁ: JARDINS, ÁRVORES E AMIGOS.
https://linktr.ee/demis_botanico
[contact-form-7 id=”575″ title=”Formulário de contato 1″]