SiteLock Os pontos cardeais e a luz do sol no jardim - Demis Lima

Os pontos cardeais e a luz do sol no jardim

A IMPORTÂNCIA DA LUZ NO JARDIM

A iluminação, a luminosidade do sol, é um fator limitante para o crescimento, desenvolvimento e a reprodução das plantas.

É preciso verificar a incidência de sol durante os vários períodos do ano, pois é isso que permite que algumas plantas se adaptem ou não ao local.

Ao longo das 04 estações a incidência de luz pode mudar, dependendo da região no Brasil em que você estiver.

Comece pela determinação dos pontos cardeais no seu jardim, no terreno onde construirá sua casa e implantará seu jardim:

(Norte, Sul, Leste, Oeste).

Variação de luz do sol ao longo do ano

A existência de construções, muros, árvores e declives do terreno, são fatores que também alteram as condições de luz, temperatura, umidade e ventilação do local. Leve isso em conta.

Com o auxílio de uma bússola, deve-se localizar o Norte e as outras posições geográficas, ou, então, de uma forma mais simples:

  • estenda o braço direito em direção ao sol nascente, temos o LESTE;
  • em oposição, o braço esquerdo estendido indicará o OESTE;
  • à frente, teremos o NORTE;
  • e, às nossas costas, o SUL.

FACE LESTE do terreno do jardim é a mais privilegiada, pois, quando o sol nasce, a temperatura é amena. Essa situação permite que a umidade do solo se mantenha por mais tempo. Há plantas que precisam da incidência direta do sol por 2 a 4 horas, de temperaturas amenas e de umidade moderada no solo. É o caso das folhagens, que em geral são sensíveis ao sol quente, é melhor plantá-los na posição do sol nascente, ou seja, a leste.

FACE OESTE, do sol poente, é mais quente, uma vez que a temperatura se “acumula” nos minerais do solo, fazendo a água evaporar mais depressa. Assim, somente as plantas que possuem raízes e folhas mais resistentes podem se adaptar a essas condições. Por conta das condições do sol poente, as plantas precisarão de regas mais constantes.

FACE NORTE é a mais ensolarada durante o inverno. Isto faz com que seja a ideal para o um jardim comestível, com plantio de hortaliças, pois, mesmo nos meses frios de junho e julho, as plantas terão mais calor junto ao solo, permitindo a germinação e o crescimento, se irrigadas. A face norte também é ideal para o plantio de espécies que florescem durante o ano inteiro.

FACE SUL do jardim, ao contrário da face norte, é a mais sombreada e fria. Diz a sabedoria popular que o joão-de-barro nunca constrói o seu ninho voltado para o sul, para evitar os ventos frios, que sopram principalmente nas madrugadas. Também as folhagens se ressentem do frio. As folhas das samambaias, por exemplo, a 5ºC começam a amarelar e a secar. Plantas como antúrios, jiboias e comigo-ninguém-pode não devem ficar sujeitas a correntes de ar frio. Outras plantas, no entanto, como árvores e arbustos, que têm ramos e troncos lenhosos, podem se adaptar com mais facilidade a essas condições.

Plantas e pessoas precisam da luz do sol .

Esses são princípios básicos, de conforto fisiólogo vegetal, se levados em conta as chances de sucesso serão maiores, pois o plantio em local inadequado e as condições impróprias climáticas, dificultam o pleno desenvolvimento dos vegetais, estressando a planta, favorecendo o ataque e proliferação de diversas pragas, fungos e bactérias que, por sua vez, atingem normalmente as plantas mais sensíveis e fracas. Em geral a seleção natural é também implacável no jardim.

 

Veja mais dos meus conteúdos, me siga nas redes sociais:

 

 

Me siga: https://linktr.ee/demis_botanico

Se você gostou desse conteúdo curta e compartilhe com as pessoas queridas.

Pensando no futuro, cultive desde já: jardins, árvores e amigos, obrigado pela companhia e até o nosso próximo momento no jardim.

Me siga nas redes sociais e fique por dentro em primeira mão de todas as novidades com conteúdos muito ricos sobre o cultivo de jardins, árvores e amigos:

“Pensando no futuro, cultive desde já: JARDINS, ÁRVORES E AMIGOS.”

Para ficar por dentro das novidades em primeira mão:

https://linktr.ee/demis_botanico

No youtube:
https://www.youtube.com/demislima?sub_confirmation=1

No facebook:
https://www.facebook.com/Demisbotanico/

Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/332342280565459/

Instagram :
https://www.instagram.com/demis_botanico/

Para cursos, palestras e personal gardener:
contato@demislima.com.br
0xx 15 99119 4881

Veja mais no site : https://demislima.com.br/

Todas as redes sociais: https://linktr.ee/demis_botanico

COMUNICAÇÃO VISUAL E PRODUÇÃO:
André Guilherme
https://linktr.ee/knowmad.br

Classifique essa postagem
5/5
SiteLock