SiteLock A FEBRE DAS TULIPAS - Demis Lima

A FEBRE DAS TULIPAS

Qual a espécie de flor mais cara do mundo?

De onde veio essa espécie de flor que foi negociada por somas tão altas?

Por que essa flor causou verdadeiras loucuras financeiras?

Como essa flor desenvolveu essas cores que causaram tanto esse desejo por ela?

Estou falando das Tulipas!

As plantas tulipas pertencem a Família Liliaceae. Família dos Lírios!

Existem na natureza cerca de 80 espécies de tulipas, com cerca de 3.000 variedades em cultivo.

As tulipas florescem em plantas bulbosas, com flores grandes e vistosas com seis pétalas.

Origem geográfica das Tulipas

Cadeia de montanhas de Tian – shan  e Pamir-alai Asia na central entre a China ocidental e a Mongólia.

Working Title/Artist: Jacob Marrel, Drawing of Four Tulips from Tulip sample album
Department: Drawings & Prints
Culture/Period/Location:
HB/TOA Date Code:
Working Date:
photography by mma 1999, transparency #1a
scanned and retouched by film and media (jn) 8_18_03

Tian Shan é um grande sistema de cordilheiras da Ásia Central, na região fronteiriça entre o Cazaquistão, Quirguistão

Há 1.000 anos atrás os jardineiros turcos já eram famosos no cultivo das tulipas.

1)   Como foi parar na Holanda

Um diplomata Holandês Ogier Ghiselin de Busbecq que estava em Istambul no século 16 ,  fitoterapeuta, escritor e diplomata, viu lindas flores na borda das estradas, perguntou o que era para o seu ajudante e ele disse Tulipand…turbante … na verdade em Istambul a flor era chamada de laâle. Lale

Sua paixão pelo herbalismo levou-o a enviar bulbos dessas flores de tulipa turca ao seu amigo Botânico Charles de l’Écluse  da universidade de Leiden, que os aclimatou à vida nos Países Baixos.

Detalhe ele não queria vender a bela coleção que ele acabou por formar,,,roubaram  o que criou a base de cultivo e disseminação dessa espécie na Holanda.

2)   Variedade de cores e o vírus e as modificações genéticas

 

Quebra de cor antes do desenvolvimento da flor. Estas tulipas especiais manifestavam-se ainda mais débeis, relativamente a tulipas saudáveis, isto é, o tamanho da flor, bem como a produção de sementes e pólen era reduzida.

1930 descobriu-se que o agente responsável por este fenômeno era um vírus, este vírus foi um dos primeiros vírus de plantas identificados. Apesar de existirem pelo menos cinco vírus identificados como causa desta patologia, são transmitidos por afídios.

 

São mais notórios nas flores uma variação na cor das tépalas causada por despigmentação local, intensificação e acumulação de pigmentos na camada epidérmica e ocorrendo após cor original da flor se desenvolver

A maioria das flores brancas não sofrem alterações, apesar de algumas poderem mudar para rosa ou vermelho, as flores de cores escuras tornam-se mais escuras e as rosa e vermelhas brilhante são que sofrem a maior alteração na cor.

As plantas infectadas podem apresentar manchas com diferentes formas nas tépalas, que vai desde riscas a forma de chamas

As folhas podem ou não apresentar uma cor mesclada ou cloroses e o tamanho e vigor das plantas é reduzido, pode também ocorrer redução do crescimento dos bolbos e dos rebentos

Não era possível prever qual o padrão encontrado na flor dos bolbos e as tulipas eram mais fracas em comparação com as normais

Atualmente não se vendem plantas com infecções virais, mas sim plantas modificadas geneticamente, uma vez que estas não apresentam os problemas das infectadas e não aumentam a propagação da doença

 

3)   O FILME:“A Febre das Tulipas”

“A Febre das Tulipas”

Diretor Justin Chadwick

Inspirado no livro de Deborah Moggach. O filme estava pronto desde 2014, chegou aos cinemas em 2017.

Conta-nos a história de Sophia, uma jovem que vivia num orfanato e foi resgatada por Cornelis Sandvoort, um Homem mais velho com algumas riquezas, que depois da morte da sua mulher ainda deseja ter um herdeiro.

Cornelis contrata um pintor, Jan Van Loos para fazer seus retratos e a jovem Sophia apaixona-se pelo jovem artista, com quem acaba por viver uma grande paixão em segredo.

A trama passa-se na Holanda no Séc. XVII. em Amsterdã, no Séc. XVII, Holanda estava cheia de Jardins ordenados como os italianos, ordeiros jardins holandeses. No filme altura em que começaram a ser plantadas as primeiras tulipas nos Países Baixos.

As flores eram bastante procuradas pela sua beleza e por isso o seu valor foi aumentando, o que tornou o comércio dos bolbos das tulipas bastante lucrativo.

Em plena febre das tulipas (ou surto da tulipomania) começaram a ser feitos leilões, onde as tulipas eram vendidas a preços exorbitantes. As pessoas arriscavam tudo o que tinham no mercado das tulipas

Quanto vale?

Estas flores tornaram-se muito valiosas e tornou-se usual as pessoas quererem este tipo de tulipas nos seus jardins Somas absurdas eram trocadas por um único bulbo.

Preços astronômicos

Preços astronômicos 1 bulbo era vendido no ano de 1637 por 6700 florins, o valor de uma casa com jardim. 50 vezes a renda média anual da época.

4)   TULIPAS NA HOLANDA HOJE

Hoje 10 mil campos de futebol,

Isso representa 60% das exportações de flores de corte do mundo,

Produção na Holanda é de 10 bilhões de bulbos, pouco mais de 01 bulbo por pessoa.

 

5)   Curiosidade Família real Holandesa  no Canadá 

Família real Holandesa  fugiu para o Canadá nazismo

Princesa margriet nasceu em ottawa

Sua Alteza Real a Princesa Margriet Francisca da Holanda, Princesa de Orange-Nassau, Princesa de Lippe-Biesterfeld (nascida em 19 de janeiro de 1943 em Ottawa, ON) passou sua primeira infância no Canadá durante a Segunda Guerra Mundial. O Canadian Tulip Festival anual em Ottawa surgiu de presentes de milhares de bulbos de tulipa da família real holandesa. Margriet continua a fazer visitas regulares ao Canadá, fortalecendo os laços entre o Canadá e os Países Baixos.

100 mil bulbos gratidão

20 mil bulbos todos os anos

Esses presentes de tulipas inspiraram o 1º Festival Canadense de Tulipas que começou em 1953, acontecendo anualmente há 65 anos.

 

Eu tenho um convite, venha fazer o meu curso de jardinagem ecológica 100% on–line, para você desenvolver ainda mais o seu dedo verde, sua mão boa para com as plantas, são 07 módulos com 42 vídeos, que você pode fazer no seu tempo, no seu ritmo qualquer dia da semana e em qualquer horário, saiba mais no site:

https://demislima.com.br/jardinagemdedoverde

Se você estiver com dúvidas sobre como criar o jardim dos seus sonhos, ou como cuidar ainda melhor do seu jardim comestível biodiverso, você pode me contratar que eu te ensino o passo-a-passo. Converse comigo:

021 15 99119 4881

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com as pessoas queridas!!!!
Lembre-se: pensando no futuro – Cultive desde já JARDINS! Árvores!! E AMIGOS!!
Obrigado pela companhia e até a nossa próxima AGENDA DO JARDIM especial de Dezembro.

Me siga nas redes sociais:

Demis Lima Biólogo/Botânico e Personal Gardener:

https://linktr.ee/demis_botanico

 

COMUNICAÇÃO VISUAL

André Guilherme :

https://linktr.ee/knowmad.br

SiteLock