SiteLock Como fazer mudas por sementes - Demis Lima

Como fazer mudas por sementes

 

COMO FAZER MUDAS A PARTIR DE SEMENTES

Você pode coletar sementes, trocar sementes com outras pessoas e pode ainda comprar sementes.

Estude a espécie e veja se é o melhor período, há espécies que podem ser semeadas o ano todo, outras só brotam nos meses mais quentes do ano.

Se estiver na época certa, deixe as sementes de molho, em temperatura ambiente (nunca em água fria), por pelo menos uma hora, há jardineiros que deixam por 24 horas. Isso ajuda a acordar a semente para o processo de germinação.

Quando ainda são sementes, precisam da água para que o processo aconteça. Os nutrientes do substrato não importam nada nessa fase inicial. Tanto que podemos brotar as sementes em algodão ou mesmo na areia. Só depois de brotarem e começaram a formar raízes é que o substrato entra em cena.

Sementeiras recebendo novas sementes.

Prepare sua sementeira com substrato, existe para vender substrato específico para germinação, encontrados em lojas de jardinagem, agropecuárias e até em grandes supermercados. Eu faço uma mistura básica de terra preta, húmus e areia, faça uma farofa. Preencha a sementeira com essa terra de boa qualidade.

Regue bem para umedecer essa terra, antes de semear. Com o auxílio de uma colher, pegue uma semente e coloque em cada berço. Cubra as sementes com pitadas de terra peneirada. Não precisa cobrir demais. Em média as sementes precisam ficar numa profundidade de duas vezes seu próprio tamanho.

Mantenha a sementeira protegido da chuva e mantenha a terra úmida, sem encharcar. Use o borrifador para umedecer o substrato e para regar as plântulas. A força da água que sai de um regador ou mangueira nessa fase inicial da plântula, pode ser fatal para elas.

Deixe a sementeira em um local que receba luz indireta, é uma fase muito delicada, elas precisam de luz, mas o sol direto pode matá-las.

Dica de jardineiro: Gradativamente vá transferindo para um local com mais luz, e com sol direto por algumas horas, não o dia todo, ainda protegida da chuva. Para se aclimatar gradativamente antes de ser exposta diretamente no sol. Ao mesmo tempo proteja suas plantas do frio e dos ventos.

QUAL O MOMENTO DE TRANSPLANTAR (DEIXAR A INCUBADORA)

Dependendo da espécie você perceberá o processo de rustificação da muda, sendo esse o momento de transplantar para um espaço maior ou mesmo para o local definitivo.

A partir daí continue a cuidar, monitorando, regando diariamente, regando quando perceber que o solo está seco, a fim de mantê-lo sempre úmido. Nessa fase do transplante pode regar mais, pois as raízes precisam de água para continuar se desenvolvendo.

DICA DE PERSONAL GARDENER: Seja persistente, mesmo se algumas de suas sementes não germinarem, não são todas que brotam. Persevere.

 

“O Que se encontra no início? O Jardim ou o Jardineiro? Havendo um Jardineiro, mais cedo ou mais tarde, um Jardim aparecerá. Mas havendo um Jardim sem Jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um Jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de Jardins.”

Rubem Alves

“Pensando no futuro, cultive desde já: JARDINS, ÁRVORES E AMIGOS.”

Para ficar por dentro das novidades em primeira mão:

No youtube:
https://www.youtube.com/demislima?sub_confirmation=1

No facebook:
https://www.facebook.com/Demisbotanico/

Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/332342280565459/

Instagram :
https://www.instagram.com/demis_botanico/

Todas as terças as 20 horas faço uma transmissão ao vivo , sobre o cultivo de jardins e árvores.

Para cursos, palestras e personal gardener:
contato@demislima.com.br
0xx 15 99119 4881

Veja mais no site : https://demislima.com.br/

Todas as redes sociais: https://linktr.ee/demis_botanico

COMUNICAÇÃO VISUAL E PRODUÇÂO:
André Guilherme
a.guilherme73@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock