Por Demis lima – Biólogo/Botânico
De tempos em tempos, a Terra passa por grandes tragédias. Algumas, como a que se abateu no Cambriano sobre os pobres trilobitas. ( vide imagens do bichinho )
Nota 1 do Demis: Cambriano: Do Latim CAMBRIA, o nome do País de Gales, onde inicialmente foram encontrados fósseis dessa época. De CAMBRIA, nome latinizado de CYMRU, usado pelos nativos do País de Gales para designar a sua região.
Nota 2 do Demis: Os mais antigos fósseis de animais pluricelulares com tecidos e órgãos, mas sem partes duras, aparecem no Pré-Cambriano, entre 635 e 542 milhões de anos atrás., ou seja antes do Cambriano.
Nota 3 do Demis: Os Ancestrais do musgo moderno, as primeiras plantas que resfriaram atmosfera da Terra só vieram depois do período Cambriano, há 470 milhões de anos.
O Cambriano e os pobres trilobitas (Durou 53 milhões de anos)
O período Cambriano 541 a 488 milhões de anos atrás , parte da era Paleozoica, produziu a mais intensa explosão de evolução já conheceu. A explosão cambriana viu uma incrível diversidade de vida emergir.
O oxigênio na atmosfera, por conta das emissões fotossintéticas das algas e cianobactérias, estava em níveis necessários para fomentar o crescimento de estruturas corporais mais complexas e modos de vida. O meio ambiente também se tornou mais hospitaleiro, com um clima mais quente e elevação do nível do mar inundando massas de terra.
É somente no período Cambriano que enfim aparecem animais com esqueleto duro e há um grande aumento na diversidade de fósseis. Em um intervalo de 10 milhões a 25 milhões de anos, aparecem representantes de vários filos atuais.
Os artrópodes icônicos do Cambriano eram as trilobitas que tinham de 01 milímetro a 60 centímetros, eles deixaram um grande número de fósseis. Veja fotos anexadas.
EXTINÇÕES EM MASSA
Período – Cambriano
Época* – 541 a 488 milhões de anos atrás ( mais de meio bilhão de anos)
No fim do período Cambriano, houve uma extinção em massa, causando o desaparecimento de 85% das espécies existentes.
A extinção do Cambriano-Ordoviciano marcou o fim do período Cambriano e iniciou o período Ordoviciano.
Principais afetados – Trilobitas – são uma linhagem prima dos ancestrais de insetos e aracnídeos.
Hipóteses/explicações/palpites elaborados
1ª explicação – Uma forte redução no nível do mar eliminou o habitat das espécies de águas rasas.
2ª explicação – Mudanças nas correntes marítimas jogaram muitas das espécies em águas frias e sem oxigênio.
3ª explicação – Na extinção do cambriano, pode ter havido uma conjunção de fatores como o total congelamento da superfície da Terra e a baixa de oxigênio nas águas dos mares rasos.
4ª explicação – ….
É um estralo de uns 53 milhões de anos,,,nós que vivemos no máximo uns 100 anos, nem conseguimos conceber, 1.000 anos…10 mil, 100 mil, 1 milhão…quiçá 53 milhões….já pensou quantas glaciações? Nossa espécie deve durar mais uns 100 anos…e os primatas tiveram quanto tempo de vida? 1 milhão de anos? Nossa espécie surgiu há 100 mil anos…
Bibliografia:
RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2007. Biologia Vegetal, 7a. ed. Coord. Trad. J.E.Kraus. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
Visites museus, visite as feiras de ciência, visite o jardim das pessoas queridas, vá passear nas praças e parques da sua cidade. Faça trilhas que te levem a belas paisagens inspiradoras. Isso é saúde e isso leva a longevidade com qualidade de vida! Aprecie a biodiversidade ao seu redor.
Eu tenho um convite, venha fazer o meu curso de jardinagem ecológica 100% on–line, para você desenvolver ainda mais o seu dedo verde, sua mão boa para com as plantas, são 07 módulos com 42 vídeos, que você pode fazer no seu tempo, no seu ritmo qualquer dia da semana e em qualquer horário, saiba mais no site:https://demislima.com.br/jardinagemdedoverde
Se você estiver com dúvidas sobre como criar o jardim dos seus sonhos, ou como cuidar ainda melhor do seu jardim comestível biodiverso, você pode me contratar que eu te ensino o passo-a-passo. Converse comigo: 021 15 99119 4881
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com as pessoas queridas!!!!
Lembre-se: pensando no futuro – Cultive desde já JARDINS! Árvores!! E AMIGOS!!
Obrigado pela companhia e até a nossa próximo conteúdo sobre as grandes extinções e como evitar a sétima .
Me siga nas redes sociais:
Demis Lima Biólogo/Botânico e Personal Gardener:https://linktr.ee/demis_botanico
COMUNICAÇÃO VISUAL – André Guilherme : https://linktr.ee/knowmad.br