Descobri há muito tempo o gosto por fazer longas trilhas em florestas. Morava em São Paulo e fiz amigos que gostavam de ir para a região de Paranapiacaba. Recebi o convite da primeira trilha com alegria. De lá para cá não parei mais.
Na época de trem chegávamos a estação de Paranapiacaba, com sua arquitetura inglesa, clima deliciosamente úmido e trilhas cheias de belas paisagens, corredeiras e cachoeiras.
Nessas trilhas no meio da mata atlântica, que eu percebi, o efeito das árvores em belos conjuntos, formando enfim as florestas. Eu sentia a diferença de temperatura, a nebulosidade, o vento fresco, as águas limpas onde se podia entrar após longas caminhadas.
Essas primeiras experiências florestais, aconteceram há 30 anos atrás. E sei que esse primeiros contatos com a mata atlântica, foram a base do meu gostar de ver florestas em pé, de plantar florestas e recuperar áreas que foram degradadas pela ação humana.
Muitos anos depois eu descobri em uma trilha na floresta Nacional de Ipanema, onde topei por acaso um grupo de pesquisadores que estava fazendo reconhecimentos em campo da flora local. Percebi na hora que queria estudar as florestas, não só pelo prazer de me dedicar aos estudos sobre o tema, mas para poder trabalhar com recuperação de áreas degradadas, reflorestamentos, enriquecimentos com espécies nativas.
Creio ser esse um dos meus propósitos de vida.
Durante toda graduação me dediquei intensamente a aprender como recuperar as florestas, enriquecendo-as com espécies de árvores brasileiras e diversidade. Para mim as florestas são fonte de inspirações, participam de processos regenerativos, processos de vida e cura para o meio ambiente e para todos que nele vivem.
Farei uma série de postagens sobre esse tema, com a minha visão particular sobre as florestas e sobre a importância das árvores nas florestas. Venha comigo, nessa viagem por diferentes experiências e formações florestais.
Se você gostou desse conteúdo curta e compartilhe com as pessoas queridas.
Pensando no futuro, cultive desde já: jardins, árvores e amigos, obrigado pela companhia e até o nosso próximo momento no jardim.
Me siga nas redes sociais e fique por dentro em primeira mão de todas as novidades com conteúdos muito ricos sobre o cultivo de jardins, árvores e amigos:
“Pensando no futuro, cultive desde já: JARDINS, ÁRVORES E AMIGOS.”
Para ficar por dentro das novidades em primeira mão:
No youtube:
https://www.youtube.com/demislima?sub_confirmation=1
No facebook:
https://www.facebook.com/Demisbotanico/
Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/332342280565459/
Instagram :
https://www.instagram.com/demis_botanico/
Para cursos, palestras e personal gardener:
contato@demislima.com.br
0xx 15 99119 4881
Veja mais no site : https://demislima.com.br/
Todas as redes sociais: https://linktr.ee/demis_botanico
COMUNICAÇÃO VISUAL E PRODUÇÂO:
André Guilherme
https://linktr.ee/knowmad.br