Arborização Urbana de uma cidade é algo extremamente importante, e de fato, muito, muito complexo, portanto, não é coisa para amadores.
Muita gente acha que é só pegar qualquer árvore, fazer um buraco de qualquer tamanho, botar uma muda na cova, devolver a mesma terra ao buraco com o vegetal, que aí ela crescerá e tudo será lindo e maravilhoso.
MEGA-PLANTIOS EXIGEM MEGA-CUIDADOS – RECORDES DE MUDAS MORTAS
Não basta apenas fazer um plano de arborização que não esteja dentro do orçamento, realizar mega-plantios, plantar centenas de mudas de árvores em exatos 60 segundos, para tentar entrar para o livro dos recordes, e achar que por fim, a natureza se encarregará do resto, ou seja, dos mega-cuidados .
Os mega plantios , em geral causaram, recordes de perdas de árvores. Houve de fato uma série marqueteira de mega-plantios, com mega propagandas, mas não houveram mega-cuidados e com isso obtiveram-se mega-perdas. Essas copas de árvores hoje, fazem falta.
“Quem planta uma árvore, planta uma promessa.”
Gastou-se comprovadamente, mais em propaganda, do que com as manutenções pós-plantio, com as reposições de mudas mortas por exemplo, como resultado, essas árvores e suas copas nos fazem falta hoje.
A arborização Urbana de uma cidade é a soma de todos os exemplares arbóreos, sejam elas árvores jovens, árvores adultas e árvores idosas.
BENEFÍCIOS DIVERSOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA
Então essa soma de todas as árvores, todas as árvores mesmo: as estiverem nos quintais e jardins internos, ou na frente das casas (calçadas), ou nas praças ou nos parques, nos canteiros centrais das avenidas, nas beiras de rios urbanos e também nas nascentes urbanas, nos parques da cidade. Como resultado, essa soma traz benefícios diversos.
Leve sempre em conta a importância das árvores e seus efeitos somados: efeitos psicológicos, efeitos no microclima, efeitos para fauna, conforto térmico, entre outros tantos.
Quanto mais árvores juntas, maiores serão a soma dos seus benefícios. Portanto, a arborização de uma cidade tem que ser pensada, planejada e implementada, enfim, levada com muita seriedade. Repito, não é coisa para amadores.
INFALÍVEIS PLANOS DE ARBORIZAÇÃO URBANA EM SOROCABA
Planos de arborização, existem em muitas cidades, alguns com grandes planos mirabolantes e megalomaníacos. Muito bem elaborados, mas que não deixaram de ser apenas bons planos. Plano, é só um sonho quando ele não é de fato implantado, ou seja, não sendo de fato, portanto colocado em prática.
Em Sorocaba, no interior de São Paulo, cidade onde eu moro há 27 anos, com seus mais 700 mil habitantes, por aqui o município passou por um processo de “crescimento”, associado a expansão urbana com novos bairros, loteamentos, novas ruas e avenidas e isso alterou completamente a cara da cidade e das suas paisagens.
Expansão urbana na cidade de Sorocaba/SP.
Neste desenvolvimento, nós perdemos muitas áreas verdes, muitas áreas de Florestas, muitas áreas que antes eram consideradas da zona rural foram transformadas em áreas de expansão Urbana.
Nesse processo de urbanização, as árvores pagaram e continuam pagando alto preço. Eu vi a cidade passar por muitas e muitas mudanças, muitos prefeitos, com diferentes modelos de administração e visão em relação ao meio ambiente e a qualidade de vida.
PLANO DIRETOR IMOBILIÁRIO
A cidade cresceu, graças aos planos diretores e a pressão do setor imobiliário, com apoio tácito dos vereadores e prefeitos, o urbano, tomou o lugar do rural, dando lugar, por exemplo aos enormes condomínios, novos bairros, nova zona industrial, novos centros comerciais. A zona rural diminuiu absurdamente.
“Planos diretores no Brasil tendem a servir apenas como uma cortina de fumaça tecnicista para escamotear as práticas arcaicas de (não) planejamento que servem, com ou sem plano diretor, exclusivamente aos interesses dos grupos dominantes.”
DESCOMPENSAÇÃO AMBIENTAL
Alguém dirá, que muitas das árvores adultas foram de fato cortadas, mas que foram, por fim “compensadas”, ou seja, muitas mudas miudinhas de árvores foram plantadas como “compensação”. Uma árvore adulta foi cortada e no seu lugar foram doados ou plantados 25 galhos (mudas) no seu lugar.
A cidade perdeu expressivo número de árvores nos últimos anos, para dar lugar aos novos empreendimentos. Ressalto que muitas árvores adultas foram cortadas. A população desenvolveu a despeito de todo trabalho de educação ambiental: dendrofobia (fobia de árvores).
SOMBRA DA COPA SEM ÁRVORES?
Em relação ao Plano de arborização de Sorocaba, o que me preocupa foi o modo como seus resultados foram analisados em 2020. É nesse ponto que eu quero chegar, como a cidade teve de fato aumento das copas das árvores? A tal área de sombra com mudas tão jovens e com a perda expressiva de seu maciço arbóreo?
Sorocaba, perdeu e está perdendo árvores diariamente, muitas árvores adultas, muita copa, muita sombra. Precisamos por aqui de muito mais árvores. A cidade está sim carente de árvores. Houve um hiato de novos plantios em calçadas em diversos bairros nos últimos anos.
Andando a pé na cidade, temos muitas árvores mortas, muitas árvores antigas sem nenhum cuidado especial, mal podadas, isso inclusive em grande parte também por conta das podas drásticas, anelamentos e envenenamentos. O número de tocos, testemunhos de árvores abatidas, denuncia quantas árvores adultas deixaram de existir.
ONDE FORAM PARAR NOSSAS ÁRVORES?
Nós temos realmente também o problema com espécies invasoras, árvores que estão ocupando grandes áreas e que poderiam estar com árvores nativas.
COMO VAI A SAÚDE DE NOSSAS ÁRVORES CENTENÁRIAS?
Chamo atenção para a falta de cuidados verdadeiros, com as árvores centenárias há um tempo, atrás eu fiz um pedido para saber como que estavam as árvores centenárias e não obtive nenhuma resposta.
Essas árvores merecem um tratamento especial. Qual o estado de saúde das árvores centenárias? Essas árvores idosas precisam de cuidados especiais, tratamentos diversos, visando prolongar suas vidas por mais tempo.
FALTA DE EQUIPAMENTOS PARA SABER O REAL ESTADO DE SAÚDE DAS ÁRVORES DA CIDADE
A prefeitura de Sorocaba, precisa há décadas de equipamentos de precisão, para saber o estado interno da vegetação de porte arbóreo, incluindo-se aí árvores e Palmeiras.
Não é possível que o técnico olhe para a árvore e diga: “- Eu acho que ela está saudável”, é impensável que continuem falando que a árvores estão saudáveis só pela parte externa, parcos sinais externos, tem que “ver por dentro”, com equipamentos de precisão como ultrassom arbóreo, disponíveis no mercado.
Lembro-me de uma árvore, que próximo ao Zoológico de Sorocaba, caiu em cima de um carro em movimento, a pessoa dentro dele ficou ferida. Árvores caem só por causa da força da gravidade?
Apesar do elaborado Plano diretor de arborização urbana da cidade de Sorocaba/SP, as árvores continuaram caindo, por uma série enorme de fatores: por causa de podridão interna, de processos de apodrecimento, por ataques de decompositores fungos e cupins, por força de ventos fortes também.
Ressalto que a gravidade está todo dia puxando árvores para baixo, mas não dá mais para alguém dizer que ela caiu pelo próprio peso, por causa da chuva, dos ventos, ou que caiu por “causas naturais”, isso só mostra que nesse tema , ou existe falta de planejamento no tratamento e substituição gradativa de árvores doentes, ou falta de equipamentos ou de negligência técnica, ou tudo isso junto.
Algumas questões relacionadas a arborização urbana em uma cidade em tempos de mudanças climáticas batendo a porta.
- Como está a cobertura arbórea de sua cidade em relação as ruas, ou seja, arborização das vias públicas?
2.Qual a quantidade de árvores que foram efetivamente plantadas nos últimos 2, 5 e 10 anos nas calçadas das ruas do seu município?
3. Quantas árvores foram cortadas ou literalmente caíram nos últimos 2, 5 e 10 anos nas calçadas?
4. Há árvores que estão mortas e em pé nas calçadas de seu bairro nesse momento, com risco real de queda, sobre você e as pessoas que lhe são queridas?
5.Que equipamentos a prefeitura de sua cidade, usa para saber o estado de saúde interno das árvores das vias públicas de sua cidade?
6.Há algum tratamento efetivo para as árvores doentes na cidade? (Atacadas por brocas, ervas de passarinhos, fungos e outras doenças)
7.Quantas árvores centenárias existem hoje nas ruas, canteiros centrais e praças de sua cidade? Elas recebem de fato tratamento e atenção especial?
8.As podas das árvores de sua cidade são executadas com qualidade pela prefeitura e pela companhia de luz, seguindo as normas da ABNT visando manter a sanidade e longevidade dessas importantes árvores adultas?
9.As árvores são cortadas por que os moradores procuram os vereadores de sua cidade e pressionam a prefeitura, ou seja, cortadas baseadas em critérios técnicos verdadeiros ou por pressão política?
10. Há atividades de educação ambiental em sua cidade voltadas ao plantio, a preservação e a conservação das árvores com crianças, jovens e adultos trabalhando com mais de 50% da população de forma efetiva e contínua ou apenas de forma pontual em datas comemorativas?
11. No site da prefeitura de sua cidade, há um local onde essas e outras informações sobre a arborização estão alocadas de forma transparente?
A Sema de Sorocaba, quer saber: O que você quer para a arborização urbana do município de Sorocaba: https://docs.google.com/forms/d/1-C8x24IY7U1cG-S4jmRRN3ejMcAUSz0kd96ndeNZp2E/viewform?ts=5f04bb46&edit_requested=true
Como fazer uma denúncia ambiental
Sobre mim:
Demis Lima, Biólogo, formado pela PUC-SP, especialista em Botânica e Educação Ambiental. Consultor ambiental, trabalha há duas décadas com levantamentos, licenciamentos e reflorestamentos da flora da Mata Atlântica. Trabalhou ativamente com questões relacionadas a arborização urbana na Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Sorocaba-SP. Desenvolveu diversos projetos de cunho socioambiental: em espaços como escolas públicas e privadas, parques municipais, estaduais e federais. Vem guiando e treinando grupos em trilhas florestais para serem utilizadas como espaços de educação ambiental em diferentes municípios do estado de São Paulo, da Bahia, do Rio de Janeiro e do Maranhão. Ministrou cursos sobre estes e outros temas correlacionados as questões ambientais em diferentes estados do Brasil para as respectivas instituições: Suzano, Eucatex, ICMbio, Parque Nacional do Abrolhos, Parque Nacional da Serra dos órgãos, SENAC, SESC, Flora Vida e Prefeituras diversas de municípios paulistas. É um dos criadores do Grupo de Trabalhos em Trilhas Interpretativas e do Clube da jardinagem e Arboricultura .
Trabalhei na SEMA de Sorocaba durante os anos de 2009 a 2011 e no ano de 2017.
Veja mais dos meus conteúdos e me siga nas redes sociais:
Me siga: https://linktr.ee/demis_botanico
Curso on line de jardinagem: https://demislima.com.br/jardinagemdedoverde
Se você gostou desse conteúdo curta e compartilhe com as pessoas queridas.
Pensando no futuro, cultive desde já: jardins, árvores e amigos, obrigado pela companhia e até o nosso próximo momento no jardim.
Me siga nas redes sociais e fique por dentro em primeira mão de todas as novidades com conteúdos muito ricos sobre o cultivo de jardins, árvores e amigos:
“Pensando no futuro, cultive desde já: JARDINS, ÁRVORES E AMIGOS.”
Para ficar por dentro das novidades em primeira mão:
No youtube:
https://www.youtube.com/demislima?sub_confirmation=1
No facebook:
https://www.facebook.com/Demisbotanico/
Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/332342280565459/
Instagram :
https://www.instagram.com/demis_botanico/
Para cursos, palestras e personal gardener:
contato@demislima.com.br
0xx 15 99119 4881
Veja mais no site : https://demislima.com.br/
Todas as redes sociais: https://linktr.ee/demis_botanico
COMUNICAÇÃO VISUAL E PRODUÇÃO:
André Guilherme
https://linktr.ee/knowmad.br